Artigos & Toques

O suspiro

 

Nós vamos falar muito sobre respiração, mas hoje é o suspiro o mocinho bonzinho e cheio de qualidades. O suspiro alivia a pressão do tórax, liberando a respiração. Massageia o coração, os pulmões, diminui a ansiedade e a angústia. Solta as tensões dos músculos intercostais, ombros, pescoço, maxilar e abdômen.

Todo o corpo se beneficia com a soltura, a oxigenação e circulação abundantes. Crises de ansiedade podem ser evitadas e ou controladas. E há um ganho de sensação boa, muito boa. Despressurização.


Este ser poderoso, o suspiro, é também bastante simples: basta uma respiração lenta e profunda concentrada no tórax para conseguir os benefícios acima. (Pode também se concentrar no abdômen, caso o maior foco de soltura sejam os órgãos abdominais e o assoalho pélvico).


Quanto mais profunda e mais superior for a respiração maior o benefício. Inspire pelo nariz e solte pela boca aberta e solta, sem assoprar, só soltando livre, deixando que seja sonoro. Produzindo naturalmente um som de ahhhhhh, ahhhhhh…


A cada respiração você procura sentir a inspiração mais profunda, o som mais livre e natural. Um suspiro de alivio, de conquista e de prazer. Permita que tórax e costelas sejam bem mobilizados, expandido e recolhendo em toda a sua plenitude.


Se você tiver dificuldades, tanto com o som como com a expansão, saiba que elas desaparecerão com a freqüência prática do exercício.
O suspiro também vai promover maior desprendimento e entrega para a vida, nas relações e emoções.


Recomendo o suspiro antes de dormir, pra se livrar de todas as tensões do dia.
Recomendo o suspiro ao acordar, acompanhando o espreguiçar pra começar um dia bom. Garanto que o dia fica melhor.
Recomendo o suspiro em algumas paradas durante o dia pra reciclar e não deixar o estresse se alojar.


Suspiro é sempre muito bom:
o Caminhando
o No banho é um presente de descanso
o No carro, quando o trânsito pára e você não tem nada pra fazer.
o Se você estiver vivendo uma fase de muita pressão e tensão recomendo microparadas de 1 ou 2 minutos de hora em hora - só pra suspirar.

Enfim, SUSPIRE!!!